quinta-feira, 29 de abril de 2010


História da marca Natura:




A marca NATURA, que virou sinônimo de cosméticos no Brasil, foi fundada em 1969 por Antonio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, como um laboratório e uma pequena loja de cosméticos, situada na rua Oscar Freire, em São Paulo. Nela, Seabra, seus sócios e apenas sete funcionários, vendiam seus produtos e prestava consultoria de beleza aos usuários da marca. Foi atendendo e conversando com seus clientes que constatou o potencial transformador dos cosméticos, visto que o ato de tratar da pele é expressão de auto-estima do indivíduo. A marca foi lançada baseada na qualidade dos seus produtos e na força do conceito de ajudar as pessoas a se conhecerem melhor e a serem mais felizes. A NATURA era movida pela paixão do produto cosmético como importante veículo de auto-conhecimento e percepção e seu poder de transformação na vida das pessoas.


No início faltava dinheiro, sobrava sonho e ousadia. Nos primeiros anos, a limitação de capital e a dificuldade de reproduzir em maior escala o atendimento personalizado, se contrapunha à experiência bem sucedida das clientes que levavam os produtos e os conceitos da NATURA a mais e mais pessoas. Era impraticável a divulgação dos conceitos, valores, visão de mundo e da linha de produtos que tanto entusiasmavam os fundadores. A empresa estava na contramão do mercado: a cosmética terapêutica era uma ilustre desconhecida e os princípios ativos de origem natural ainda não estavam em moda. As embalagens modestas, quase artesanais, inviabilizavam negócios com os canais tradicionais de acesso aos consumidores.


Apesar das dificuldades, o êxito alcançado pelos produtos e tratamentos, levou a empresa visualizar a possibilidade de uma grande expansão dos ne¬gócios. Para isso, tinha co¬mo alternativas a abertura de uma rede de franquia, mul¬tiplicando o exemplo da primeira loja, ou a adoção do regime de Vendas Diretas, que permitiria ampliar o atendimen¬to personalizado oferecido na loja, através das consultas. Entre as clientes entusiasmadas pelos resultados obtidos no uso dos produtos, a empresa tinha um nú¬mero considerável de interessadas em se tornarem consultoras, após o necessário treinamento. Foi então, que em 1974, a NATURA optou pela venda direta. Nascia à consultoria NATURA e a figura importante das consultoras, que hoje somam atualmente 561 mil no Brasil e mais de 60 mil em operações internacionais.


A NATURA terminou os anos 70 como uma empresa viável apoiada em suas crenças e visão de mundo que inspiravam a criação de produtos e conceitos inovadores e de padrão mundial. Seguiu-se uma década de forte expansão e aprendizado, superando o desafio de apoiar e reforçar relações cada vez mais distantes geograficamente, à medida que expandia atuação por todo o Brasil. No início da década de 80 emergiu a necessidade de ampliação da oferta de produtos. Além da Cosmética Terapêu¬tica, a empresa passou a vender linhas de maquiagem e perfumaria. No ano de 1984 a marca introduziu um dos produtos mais conhecidos, o sabonete Erva Doce cremosa para as mãos. A expansão internacional começou pela América do Sul, com o ingresso no mercado chileno por meio de distribuidor terceirizado, na década de 80, e expandiu sua atuação para Argentina, Peru e Bolívia.


Em 1983, chega ao mercado americano, para uma curta experiência em Miami com a marca NUMINA. Mundialmente, a marca inovou ao lançar, também neste mesmo ano, em uma iniciativa pioneira, os refis dos produtos que gastam 54% menos de massa. Desde o seu lançamento 2.2 mil toneladas de embalagens deixaram de ser colocadas no mercado. Em 1989, impulsionada pela fusão das quatro pequenas empresas que formavam o sistema NATURA, até então, emergiu uma renovada empresa capaz de atrair e mobilizar a energia e os corações de milhares de consultoras, consumidores e colaboradores para realizar um sonho: contribuir para o aperfeiçoamento da sociedade e da qualidade das relações humanas. Em 2002, entrou para os free shops de aeroportos brasileiros e em 2005 estreou na Europa com uma loja (chamada Casa Natura) em Paris, a capital mundial dos cosméticos, dando origem à expansão da marca em outras partes do mundo. Recentemente, a NATURA também deu sinais de agressividade em outras frentes, como a anunciada aceleração dos investimentos em marketing. A empresa tradicionalmente direcionava seus investimentos apenas para o marketing institucional. Em 2008, decidiu mudar de estratégia e iniciou uma grande campanha para a recém-lançada linha de perfumes Amor América. A empresa reduziu o tamanho de seu portfólio de produtos, que caiu de 930 itens, em 2007, para 739 ao final de 2008. O número de lançamentos também encolheu, de 183 para 118 no mesmo período. Mas o investimento em inovação se manteve em R$ 100 milhões e o gasto em marketing com a marca cresceu.
A Natura comercializa produtos como Perfume, Filtro Solar, Toda linha de maquiagem, Sabonete, Hidratante, Óleo Corporal, Shapoo, Condicionador, Creme para Massagem, Desodorante, Batom, Pós-barba, Loção Corporal e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário